Educa o Físico

Educação Física

17.4.10

Fundamentos da Educação Física

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Profª Marisa Mendes Götze

 

Referência Bibliográfica

PAPALIA e OLDS. Desenvolvimento Humano. 2001.

BEE, Helen. Ciclo Vital.

 

- desenvolvimento social

- desenvolvimento cognitivo       ciclo vital

- desenvolvimento motor

- desenvolvimento físico

 

  

     Educação Física

* Assumiu o papel de educador do físico, deixando de lado o homem total.

A ginástica passou a ser o grande castigo. A aula boa é aquela que exaure.

 

Profissional da Educação Física à identificado por hábitos militares, responsável pela ordem unida, desfiles e comemorações cívicas, disciplinador, passando a detestarem a Educação Física.

 

* Muitas pessoas passam a praticar exercícios físicos apenas por conselho médico.

Atualmente as pessoas estão redescobrindo a Educação Física.

 

 

O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA AFINAL?

VITOR MARINHO DE OLIVEIRA

Resumo: Marisa Mendes Gotze

DE HIGGINS AO “JOGGING”

Arthur Higgins > Mais importante professor de Educação Física do Distrito Federal (1911):

  “A marcação do rythmo começa logo depois de dado o comando executivo: 1,2,3,4, ,1,2,3,4…Terminada uma lição de gymnástica o professor não mandará debandar antes de executar a formatura inicial (fileira). A quebra da disciplina acarretará a quebra da MORAL.”

 

Reflexão:

*As manifestações citadas datam de 1.911 e manifestam uma atualidade incontestável para o momento em que foram escritas.

* Na Europa > fins do século XIX > Introduzida nas escolas - Exercício e saúde.

* “Afastou-se da sua verdadeira missão”.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

* Assumiu o papel de Educador do físico deixando de lado o homem total;

* Ginástica passou a ser o grande castigo e a aula boa é aquela que exaure;

* Profissional de Educação Física > identificado por hábitos militares, responsável pela ordem unida, desfiles e comemorações cívicas, disciplinador, passando a detestarem a Educação Física.

* Passam a praticar exercícios apenas por “Conselho Médico”.

* Atualmente > as pessoas estão redescobrindo a Educação Física.

* Renascimento Ginástico > Com a grande cobertura da mídia, após a vitória do Brasil no México, na ”Copa de 1970”, transformou-se numa verdadeira religião.

 

* NÃO É OBSERVADO:     - Rendimento interno

                                        - Limites do rendimento cardíaco

 

CIÊNCIA DO MOVIMENTO

     GINÁSTICA E O ESPORTE

          Esporte

- Dignificado pelos Gregos

- Deformado pelos Romanos

- Esquecido na época Medieval

- Ressuscitado por Pierre de Frédy (mais conhecido por seu título de nobreza Barão de Coubertin)

- Atualmente objeto de propaganda política.

- O homem transforma-se em matéria prima para o desempenho esportivo.

- Instrumento a serviço do poder.

 

ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE

* Tendem a sacrificar os mais fracos em nome da elitização esportiva ideologicamente justificada;

* Prática exacerbada.

 

DO HOMEM NATURAL AO HOMEM MÁQUINA

     Na Pré-história, dependiam:

- Movimento do ato físico (economia, política e social);

O Homens das cavernas;

- Dependia da força, da resistência e da velocidade para sobreviver.

 

Migração do homem em busca de moradia:

- Longas caminhadas;

- Lutava;

- Corria;

- Saltava;

- Nadava;

- Sua supremacia no reino animal se deve ao plano psicomotor;

- Foi capaz de atirar objetos.

 

SUPREMACIA

- Possuía o polegar, opositor aos demais dedos;

- Facilitou a habilidade de lançar;

- Desenvolveu a preensão.

 

ECONOMIA

- Nômades: estimulo à prática do exercício físico pelos primeiros homens.

- Caça e a pesca

- Sedentarização > dominaram as técnicas rudimentares de agricultura e domesticação de animais.

- Luta pela posse das terras

- Dança (atividades físicas mais significativas para o homem antigo).

 

HOMEM PRIMITIVO

- Dança: exibir suas qualidades físicas;

- Expressar sentimentos;

- Praticada por todos os povos;

- Características lúdicas;

- Ritualística;

- Alegria pela pesca e pela caça;

- Dramatização;

- Nascimentos ou funerais.

 

OS PRIMEIROS POVOS PERCEBERAM

* Que o exercício físico:

- Produzia uma excitação interior;

- Estados alterados de consciência.

* A Dança:

- Representava um papel importante na educação;

- Fazia-se presente em todos os ritos que preparavam os jovens para vida social.

* O Jogo:

- Aparece desde as épocas iletradas, que cumpria papel social;

- As crianças também participavam;

- Imitavam a atividade dos mais velhos.

 

COMO SE EXERCITAVAM?

- Salto em altura: simbolizava o crescimento das raízes;

- A corrida: ondear das espigas;

- A velocidade: essência da juventude;

- Jogos com bola: o campo do jogo representava o céu e, a bola voando, os corpos estelares e o movimento;

- Competições: solteiros e casados nos foram legados.

 

SEDENTARIZAÇÃO

- Espaço ocioso aumenta;

- Surgimento da concepção esportiva;

- Jogos implicam em criar uma ordem moral e social;

 

ANTIGUIDADE ORIENTAL

- Os exercícios físicos mereciam destaque.

    Finalidades:

- Ordem guerreira;

- Terapêutica;

- Esportiva;

- Educacional;

- Aparecendo a religião como pano de fundo.

 

CHINA

Os chineses Parecem ter sido os primeiros a racionalizarem o MOVIMENTO HUMANO com forte conteúdo MÉDICO;

GINÁSTICA TERAPÊUTICA: Kung-Fou (a arte do homem) 2.700 a.C. - Seita Tao (o caminho) - Lao Tsé.

Executavam exercícios nas mais diversas posições, obedecendo critérios de respiração, tudo  de acordo com a doença a ser tratada.

Havia um aspecto religioso.

 

ÍNDIA

- Reconhecidos pelo maior grau de espiritualidade;

- Yoga

- Trata do corpo físico > Hatha-yoga;

- Ginástica das posições com a respiração adequada;

- Yoga > Doutrina - purificação do corpo, através da meditação.

 

EGITO

- Os egípcios deixavam seus registros através dos murais dos templos;

- Exercitavam-se para expulsar os invasores;

- Na região situada entre o Rio Tigre e o Eufrates estavam: sumérios, caldeus, babilônios, os assírios > disputavam a supremacia histórica.

- Esportes à arco-flecha, equitação e luta.

- Assírios à mais sanguinários (guerreiros) e cultivavam as instruções militares.

- Egito (5.000 a. C.) à atingiu o mais alto grau de aperfeiçoamento esportivo;

- Atividades diversificadas: luta, natação, remo, atletismo, constituindo um verdadeiro sistema de Educação Física.

- China: mais antiga na história dos esportes, hábeis caçadores, lutadores, praticantes de esgrima, hipismo e futebol.

 

 CIVILIZAÇÃO GREGA (1.500 a. C.)

- Descobrimento do valor humano;

- Individualidade;

- Início da autêntica história da Educação Física;

- Não divorciar a Educação Física do intelectual e do espiritual;

- Princípios humanistas;

- O homem é somente humano quando completo;

- 1.200 - 800 a. C. Período Homérico (chegada do povo Dório à Grécia).

- Marca o início de um novo ciclo de História.

- Descobrimento do valor humano.

- Individualidade.

- Início autêntico da história da Educação Física.

- Não divorciar a Educação Física do intelectual e do espiritual.

- Princípios humanistas.

- O homem é somente humano quando completo.

 

Discóbulo de Miron

Discóbolo (Lançador de discos) é uma famosa estátua do escultor grego Míron - produzida em torno de 455 a.C. - que representa um atleta momentos antes de lançar um disco.

Míron representa o corpo em seu momento de máxima tensão; esse esforço, porém, não é refletido na face do atleta. Outras características da escultura são a harmonia, o balanceamento e a simetria das proporções corporais. Assim como tantas outras obras gregas, perdeu-se o original feito de bronze e restaram apenas cópias romanas.

Uma das réplicas mais completas da estátua foi comprada pela Alemanha Nazista, em 1938, pelo valor de cinco milhões de liras. Seu lugar já estava reservado em Berlim, todavia, Adolf Hitler decidiu enviá-la para a Gliptoteca de Munique - cidade "capital do movimento [nazista]" - e assim exibi-la no "Dia da Arte Alemã" (9 de julho de 1938) como um "presente do Führer". No pós-guerra (1948) as autoridades norte-americanas ordenaram a devolução da estátua e das várias obras de arte compradas da Itália durante o fascismo.

[O+Discóbulo+de+M�ron+-+S�mbolo+da+Educação+F�sica.jpg]

 

PERÍODO HOMÉRICO (1200/800 a.C.)

- Origem dos famosos Jogos Gregos. Entre eles os “Olímpicos” e “Jogos fúnebres”.

- Oito provas: corrida de carros, pugilato, luta, corrida a pé, combate armado, arremesso com bola de ferro, arco, flecha e arremesso de lança.

- Aprenderam artes musicais e retórica.

- Educação à guerreiro (tempos heroicos).

- Traço essencial: o mais alto ideal cavalheiresco.

- Desejo de ser sempre o melhor (agonística).

 

- Período histórico: (800/500 a.C.) à formação das Cidades-estados – Esparta e Atenas – Jogos de antagonismos ideológicos.

- Esparta: anti-humanismo grego à desenvolvida neste período.

- Ideais totalitários.

- Devotamento ao Estado.

- Subordinação absoluta.

- Formação cavalheiresca, militar e aristocrática, sensível desprezo ao intelectual, estado guerreiro, todos deveriam ser soldados.

- Política do eugenismo (condenando os que nasciam raquíticos e disformes).

- Mulheres: robustas, enrijecidas moral e emocionalmente, prontas para cumprir o seu papel de reproduzir espécies perfeitas.

- Jogos gregos: (776 a.C.): festas populares e religiosas, competições atléticas, provas literárias e artísticas (tudo parava, inclusive as lutas internas, para participarem destes jogos).

- Esparta: levava seus atletas a vencerem a maioria das provas que participavam.

- Educação física neste período de formação histórica: bastante significativo (ginástica e o atletismo).

- Ginásios, palestras e estádios: possuíam acomodações para o público.

- O ginasiarca: reitor da Educação Física:

- Pedótriba: o professor de Educação Física. Adquiria prestígio de médico (responsável pela formação dos jovens).

- Período clássico ou humanista: (500/338 a.C.).

- Aparecimento dos grandes filósofos (nasce a Pedagogia).

 

PERÍODO CLÁSSICO ou HUMANISTA (500/338 a.C.)

- Aristóteles à valoriza a ginástica (cunho científico).

- Exercícios físicos: tinham caráter natural.

- Esportes: atletismo (correr, saltar, lançar), realizados nu.

- Cuidados com os aspectos fisiológicos.

- Concepção de educação humanista (comunhão do corpo e do espírito).

 

 

No quadro ‘Jogos Infantis‘, acima, o flamengo Pieter Brueghel (1525?-1569) mostra cerca de 250 personagens participando de 84 brincadeiras, em 1560. Também conhecido como Bruegel, o Velho, nasceu provavelmente em Breda,  Brabante, hoje nos Países Baixos.

 


 

CONFEF – Conselho Federal de Educação Física <www.confef.org.br>
CREF – Conselho Estadual de Educação Física <http://www.crefrs.org.br>

Cultura Corporal:
- esporte

- ginástica

- dança

- lutas

- jogos e brincadeiras

 

 PERÍODO HELENÍSTICO (338 a.C. Macedônios e, 146 a.C. Romanos)

- Universalização da educação

- Valorização do intelectual crescente desinteresse pelo físico e do estético.

- Declínio da civilização grega se reflete em todos os aspectos da cultura.

- Prática das atividades físicas> perde seus ideais humanistas.

- Atletas à especializam-se prematuramente, contrariando objetivos educativos, estéticos e de saúde. Surge a profissionalização, a corrupção dos atletas e dos juízes.

 

Antes de tudo o poder:

- Roma à herdeira dos Etruscos e dos Gregos

- Etruscos à influência artística esportiva.

- Realizações culturais

- Espírito utilitarista

- O estímulo às realizações pessoais não se faz presente

- Ideal coletivo caracterizou o mundo Romano.

 

- Atividades físicas

- Praticadas no gigantesco Campo de Marte (3 km x 1,5 km).

- Equitação, corridas de velocidade, resistência, natação, pugilato, luta, arco e flecha e esgrima.

- Não vamos encontrar atividades que tenha a mesma expressão do esporte grego.

- Ludus - significava treinamento ou jogo à não implicando necessariamente competição.

- Eram atletas profissionais não tinham os padrões éticos e estéticos dos gregos.

 

 Ler:

- Emílio. Rossueau.

 

Saiba mais:

Barão de Coubertin * Campo de Marte (Roma) * EtruscosPeríodo HoméricoPeríodo Histórico

 Período Helenístico * Preensão * Kung Fu * Lao Tsé * Yoga * Hatha Yoga

criado por elbra    16:53:05 — Arquivado em: Fundamentos da Educação Física — Tags:

11 Comentários »

  1. Comentário por danielle — 5.2.11 @ 19:30:21

    ótimo

  2. Comentário por Lina de Souza — 15.11.11 @ 15:34:43

    Oi, esse site precisa de EDUCAÇÃO FÍSICA como aprendemos na escola, os fundamentos coisa e pá… mas isso aqui naum tem nada a ver isso eh uma bosta; Lina

  3. Comentário por Julinha Karla — 15.11.11 @ 15:38:20

    Sim eu concordo lina, eu achei muito complicado!!! se manka, danielle D:
    podre, podridão, bostikah . . .
    Adeuuus’Julia

  4. Comentário por joacxi — 5.3.12 @ 08:53:23

    voces deveriao explicar mais detalhadamente e por mais comteudo

  5. Comentário por ana danielly — 30.4.12 @ 11:19:31

    o asunto e enpogante legal.

  6. Comentário por Adriana s — 23.7.12 @ 22:42:36

    TV Digital com 500 canais sem mensalidade http://www.tvdigitalnopc.com.br

  7. Comentário por Adriana s — 24.7.12 @ 23:20:11

    Se você tem Smart TV esse é o site http://www.tvdigitalnopc.com.br

  8. Comentário por Francisco Jose da Silva — 15.8.12 @ 15:31:27

    Hoje estou completando 30 anos no cargo de Instrutor de Esporte e Recreação,exercendo a função de professor de Educação Física,na verdade sou graduado em Química ,porém tenho 820 horas de cursos de aperfeiçoamento e em educação Física Escolar
    Adorei este site com suas informações muitas ja tinha conhecimento.Valeu apenas obrigao

  9. Comentário por ALCIMAR PEREIRA SCALA FRANCISCO — 6.4.13 @ 16:22:55

    Desejo fazer parte deste grupo, recebendo e enviando também materiais ligados a educação física. Um abraço.

  10. Comentário por ALCIMAR PEREIRA SCALA FRANCISCO — 6.4.13 @ 16:24:46

    Quero fazer parte deste grupo, um abraço.

  11. Comentário por Mari — 29.6.14 @ 09:59:57

    Sou estudante de Educação Física e amei esse site. Também quero fazer parte deste grupo. Abraços.

Deixe um comentário


Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://educaofisico.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.