Educa o Físico

Educação Física

21.4.10

Plano de aula - modelo

 
O Plano de aula a seguir é um modelo possível, especificamente sobre o fundamento "condução" da bola. Está baseado em dados fictícios, seguindo um plano meramente didático do contexto geral de sala de aula.
 

 
PLANO DE AULA
 
 
Dados de Identificação
 
Nome da escola:
Localização:
 
 
Objetivo Geral
 
Proporcionar ao aluno noções sobre a condução da bola e o consequente desenvolvimento de sua habilidade nesse fundamento esportivo.
 
 
Objetivos Específicos
 
- Identificar variadas formas de condução da bola;
- Utilizar o ferramental teórico-prático necessário ao desenvolvimento da habilidade na condução da bola;
- Aperfeiçoar o rendimento em quadra em razão do aprendizado da condução da bola;
- Adquirir maior controle na condução da bola.
 
 
Conteúdo
 
Futsal
 
 
Faixa Etária
 
A faixa etária da turma de alunos participantes vai dos 12 aos 14 anos.
 
 
Recursos
 
- quadra poliesportiva;
- bolas de basquete;
- bolas de Futsal;
- apito;
- cones plásticos pequenos;
- coletes indicativos coloridos;
- banco sueco.
 
 
Metodologia de ensino
 
O método empregado no desenvolvimento da aula será o “Método Transfert”, que propicia o trabalho em mais de uma modalidade esportiva na mesma atividade.
Segundo entendimento de Tenroller e Merino (2006) a respeito, temos:
Trata-se de um excelente método no sentido de estimular nos alunos a percepção de espaço, a inteligência para outros elementos presentes num contexto durante o jogo. (TENROLLER, Carlos Alberto; MERINO, Eduardo. Métodos e Planos Para o Ensino dos Esportes. Canoas: Ed. ULBRA, 2006, p. 34)
 
 
Condução da aula
 
O conteúdo trabalhado no período de aula será a “condução da bola” pelo aluno.
A aula será dividida em três partes distintas, que são:
* Parte inicial – Aquecimento:
- conversa inicial com o grupo de alunos, buscando integrá-los ao momento da prática esportiva e identificar eventuais situações incomuns ao convívio em grupo;
- exercícios de alongamento;
- exercícios de mobilidade/aquecimento articular;
- exercícios de elevação do batimento cardíaco;
- exercícios de deslocamento sem a condução da bola;
- exercícios de deslocamento com a condução da bola;
- exercícios de deslocamento em duplas com a condução da bola;
- atividade pré-desportiva: jogo de caçador.
 
* Parte principal – Desenvolvimento
- exercícios de condução da bola:
1. O aluno deve conduzir a bola e, ao ouvir o apito, parar imediatamente; (variação: o aluno deverá executar os movimentos com ambos os pés)
2. O aluno deve conduzir a bola e, ao ouvir o apito, parar imediatamente; ao ouvir o apito novamente, continuar conduzindo a bola; ao ouvir o apito pela terceira vez, passar a bola a um colega; (variação: o aluno deverá executar os movimentos com ambos os pés)
3. Em duplas, de mãos dadas, um dos alunos deverá conduzir a bola e, ao ouvirem o apito, parar imediatamente; ao ouvirem o apito novamente, o outro aluno passará a conduzir a bola; (variação: os alunos deverão executar os movimentos com ambos os pés)
4. Em trios, os alunos deverão conduzir a bola de futsal, trocando passes entre si com os pés e, ao mesmo tempo conduzirem a bola de basquete, “quicando-a” e trocando passes entre si com as mãos; (variação: os alunos deverão executar os movimentos de condução da bola de futsal com ambos os pés)
5. Circuito: O aluno deve conduzir a bola, circundando toda a extensão do “banco sueco” e a seguir trazer a bola até a lateral da quadra, onde estarão dispostos cones plásticos que deverá transpor em zigue-zague; (variação: o aluno deverá executar os movimentos com ambos os pés)
6. Circuito: O aluno deve conduzir a bola, circundando toda a extensão do “banco sueco” e a seguir trazer a bola até a lateral da quadra, onde estará disposta uma fileira de alunos, que deverá transpor em zigue-zague; (variação: o aluno deverá executar os movimentos com ambos os pés)
7. Jogo de Futsal, envolvendo o desenvolvimento e a correção de eventuais falhas nos aspectos técnico, tático e coletivo.
 
* Parte final – Volta à calma
- exercícios de alongamento;
- conversa final com o grupo de alunos, buscando reforçar elementos da prática esportiva e elementos positivos de ordem comportamental e ainda, identificar se os objetivos propostos foram alcançados;
 
 
Avaliação
 
Os alunos serão avaliados de forma permanente, tendo-se em conta tanto sua atuação individual como coletiva, de acordo com critério que considerará sua efetiva participação, pontualidade, interesse e empenho em realizar as atividades solicitadas, além do respeito no trato com os colegas e o professor.
Nesse sentido, temos, em Tenroller e Merino (2006), que a avaliação:
 
Trata-se de um conjunto de ações em instrumentos que permitem um diagnóstico de ensino e aprendizagem que facilita ao professor aprimorar suas ações e, ao aluno, a conscientização de sua aprendizagem. (TENROLLER, Carlos Alberto; MERINO, Eduardo. Métodos e Planos Para o Ensino dos Esportes. Canoas: Ed. ULBRA, 2006, p. 37)
 
 
Referência Bibliográfica
 
TENROLLER, Carlos Alberto; MERINO, Eduardo. Métodos e Planos Para o Ensino dos Esportes. Canoas: Ed. ULBRA, 2006.

 

criado por elbra    20:33:44 — Arquivado em: Fundamentos da Educação Física

14 Comentários »

  1. Comentário por aleksandro firmino — 22.7.11 @ 07:55:21

    muito bom e está muito claro para nos professores e alunos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Comentário por Geilson — 8.2.12 @ 15:17:46

    Plano de Aula Muito Bom!!! Bastante fundamentado na modalidade Futsal!

  3. Comentário por Vanessa vieira — 22.4.12 @ 11:27:59

    adorei seu plano de aula.

    Eu queria umas dicas pra elaborar, as aulas.
    to começando a fazer estágios e to tendu muita dificuldade para fazer os planos de aula :(.
    queria saber se vc pode meu ajudar e ma de uma dicas.
    desde ja eu agradeço :D

  4. Comentário por São bem elaborados os planos ...Vanessa Sou psicopdagogo e especialista em educação física escolar e graduando em educ. física, se puder ajuda-la estou disponivel. — 25.6.12 @ 08:31:57

    São bem elaborados os planos …Vanessa Sou psicopdagogo e especialista em educação física escolar e graduando em educ. física, se puder ajuda-la estou disponivel.

  5. Comentário por Ricardo — 26.8.12 @ 21:46:15

    Eu queria umas dicas pra elaborar, as aulas.
    to começando a fazer estágios e tonho muita dificuldade para fazer os planos de aula :(.
    queria saber se vc pode meu ajudar e ma de uma dicas.
    desde ja eu agradeço

  6. Comentário por bruno — 28.8.12 @ 09:37:49

    eu adorei esse site pois nele tem o que eu quero e todas as vezes que eu quero tem aki

  7. Comentário por bia — 4.9.12 @ 13:55:52

    tenho que faz meu estagio tenho muita dificuldade de planeja um plano de aula faço licen/ historia

  8. Comentário por Gostei bastante planos de aula bem elaborados.Edivaneide matias — 10.10.12 @ 12:19:57

    207555

  9. Comentário por fernando camilo — 23.10.12 @ 09:29:25

    otimo plano de aula….

    estou fazendo estagio, sabe como é… fiquei com uma duvida….
    Quantas horas aulas para desenvolver este plano de aula?
    ABÇO…OBRIGADO PELA ATÇÃO.

  10. Comentário por beatriz ribeiro de andrade — 12.4.13 @ 21:35:05

    EU GOSTEI MUITO DESTAS IDEIS

  11. Comentário por beatriz ribeiro de andrade — 12.4.13 @ 21:36:38

    Eu gostei muito destas ideis e fiz tudinho em mnha escola

  12. Comentário por aleks firmino — 24.4.13 @ 14:16:43

    Muito bom gostei diversificado.

  13. Comentário por Laércio bezerra Colares — 14.9.13 @ 21:31:05

    Adorei seu plano de aula. Eu estou cursando educ. física e tenho muita dificuldade em elaborar planos, pois falta material didáticos. gostaria de saber se vc poderia dar outras ideias. Abrço. Obrigado. Valeu.

  14. Comentário por PROFESSOR CARLOS — 24.10.13 @ 01:40:05

    Excelente trabalho!! meus parabéns!!!!adorei…

Deixe um comentário


Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://educaofisico.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.