Educa o Físico

Educação Física

23.4.10

Planejamento - Plano de aula

PLANEJAMENTO
 
Planejamento
- Plano de ensino (plano anual)
- Plano de unidade (bimestre, trimestre ou semestre)
- Plano de aula
 
 
Educação infantil (0 a 6 anos):
à ginástica geral (habilidades motoras básicas);
- engatinhar, caminhar, correr, saltar, arremessar;
- cores, música, números.
Desenvolvendo: cognitivo, afetivo e psicomotor.
 
Ensino Fundamental – Séries iniciais (dos 7 aos 10 anos):
à psicomotricidade (coordenação, equilíbrio, lateralidade, noção espacial, noção óculo-manual, noção óculo-pedal, combinações).
- jogos pré-desportivos.
 
Ensino Fundamental – Séries finais (dos 11 aos 14 anos):
à iniciação esportiva;
- especificar o gesto motor de cada esporte.
 
Ensino Médio (dos 14 aos 17 anos):
à específica, aperfeiçoar os esportes.
 
 
Estrutura básica do Plano de aula
Dados de identificação
Objetivo geral
Objetivos específicos
1. Parte inicial (aumentar a frequência cardíaca, mobilidade articular) – 5 a 10 minutos.
2. Parte principal (jogos recreativos, jogos pré-desportivos e outros) – 4 a 6 exercícios
3. Parte final (diminuição da frequência cardíaca, volta à calma) – jogos sensoriais – 5 a 10 minutos.
 
 

Dados de um plano de aula
 
 
Plano de aula
 
 
Dados de identificação (fictícios)
Nome da escola:                                                   faixa etária:                              sexo:
 
Material
Local:
Duração: 50 minutos
 
Objetivo geral
 
Objetivos específicos
 
1. Parte inicial (aquecimento) – 5 a 10 minutos
2. Parte principal – 30 a 40 minutos
3. Parte final (volta à calma) – 5 a 10 minutos
 
Atividades
Formação: Livre
                 Coluna
                 Fileira
                 Círculo
Posição inicial
Desenvolvimento
Posição final
 

Exemplo de verbos utilizados na descrição dos objetivos do plano de aula:

Objetivo geral
Objetivos específicos
Domínio psicomotor
 
Perceber
Executar
Desenvolver
Trabalhar
Domínio cognitivo
 
Conhecer
Compreender
Analisar
Avaliar
Domínio afetivo
 
Responder
Valorizar
Organizar
Participar
Domínio cognitivo
 
Identificar
Relacionar
Comparar
Domínio psicomotor
 
Perceber
Demonstrar
Executar
Adquirir
 
 
 
 
 
 

Modelo de um plano de aula
 

PLANO DE AULA

 

 

Dados de Identificação

 

Nome da escola: Escola Pimpolhos

Faixa etária: dos 5 aos 6 anos de idade.

Sexo: masculino e feminino

Número de alunos: a turma tem 16 alunos

Local: pátio

Duração: 50 minutos

 

Material

- bola leve;

- colchonete;

- balão;

- barbante.

 

Objetivo Geral

Propiciar que o aluno vivencie experiências e atividades que auxiliem no desenvolvimento de sua motricidade de forma lúdica.

 

Objetivos específicos

- adquirir maior controle do próprio corpo;

- adquirir maior controle da lateralidade;

- adquirir maior controle da espacialidade;

- perceber a necessidade de utilizar a fala com clareza;

- perceber a necessidade de uma boa comunicação;

- adquirir a capacidade de reação rápida a estímulos.

 

Condução da aula

A aula será dividida em três partes distintas:

* Parte inicial – aquecimento (de 5 a 10 minutos)

Brincadeira:

Morto-vivo: os alunos serão dispostos em três fileiras. O professor dirá em voz alta as palavras “vivo”, devendo os alunos se colocarem imediatamente na posição em pé, e “morto”, devendo os alunos se agacharem, alternadamente.

 

* Parte principal – brincadeiras (de 30 a 40 minutos)

- Coelho-sai-da-toca: os alunos serão dispostos em trios. Duas delas estarão de frente uma para a outra, de mãos dadas, representando a toca, enquanto que outra criança, representando o coelho, ficará entre elas, ou seja, dentro da toca. Quando o professor disser a expressão “coelho sai da toca”, os coelhos deverão sair em busca de outra toca. Um aluno estará representando o coelho sem toca, esperando a oportunidade de achar a sua própria toca.

 

- Pisar no balão: cada aluno terá um balão amarrado ao tornozelo por um cordão. A criança deverá safar-se dos demais colegas, que tentarão pisar no seu balão, para estourá-lo, ao mesmo tempo em que tenta estourar o balão dos colegas. Aquele que tiver seu balão estourado sai da brincadeira.

 

- Limão na roda: os alunos serão dispostos em círculo, sentados em colchonete, devendo passar uma bola de mão em mão, ao tempo que cantam uma música. Terminada a música, a criança que restar com a bola na mão sai da roda.

 

- Dentro e fora: o organizador informa às crianças que dentro de um quadrado feito no chão (tapete), utilizando giz será a região conhecida como “dentro”. Fora do quadrado é a região conhecida como “fora”. Para que o jogo inicie, as crianças devem se posicionar na frente do tapete, ou seja, para “fora”. O organizador fala em voz alta para onde as crianças devem saltar e assim, sendo pronunciada a palavra “dentro”, as crianças devem pular para cima do tapete, ou seja, “dentro” e quando for dita a palavra “fora”, as crianças devem pular para fora do tapete. As palavras mágicas (”dentro” e “fora”) devem ser pronunciadas em intervalos cada vez mais curtos (3 a 5 segundos) de forma aleatória (“dentro”, “fora”, “dentro”, “dentro”, “fora”, “dentro”, “dentro”, “fora”, “fora”, etc.). Como o tempo é curto e a cada mudança de palavra, as crianças devem obedecer e saltar, o risco de que algumas delas cometa um erro é grande. Quando isto acontece, a criança que errou é eliminada da rodada. Os erros são de 2 tipos: a criança salta para “dentro” (ou “fora”) indevidamente ou “esquece” de saltar.

 

- Tiago disse: As crianças devem ser dispostas em linha diante de frente para o coordenador. Sendo numerosas é possível que sejam formadas várias linhas e, para vê-las melhor, disponha-as em diagonal. Para tanto, o coordenador do jogo diz: “Primeira e terceira fileiras: um passo à direita!”

E explica o jogo:

- Vou mandar vocês fazerem certas coisas. Vocês só obedecerão se a ordem for precedida da expressão “Tiago disse:…”. Por exemplo, se “eu” digo: “Tiago disse: andem!”, vocês andarão. - Mas devem ficar imóveis se eu disser simplesmente “andem!” (isto é, sem falar “Tiago disse:…” antes)

As ordens devem ser enérgicas, breves, e se sucedem num ritmo rápido. Evite deslocamentos grandes. Só ordene atos simples e bem precisos. Todo jogador que executar uma ordem não precedida de “Tiago disse:…”, ou que esboça um gesto, ou ainda, que não obedece a uma ordem precedida de “Tiago disse”, é eliminado ou paga uma prenda. Alguns truques lhe permitirão notar os jogadores mais atentos: Dê uma série de ordens precedidas de “Tiago disse:…” seguida de uma que seja a consequência lógica, mas não precedida de “Tiago disse”.

Por exemplo:

- “Tiago disse: sentado!”

– “Tiago disse: em pé!”

– “Tiago disse: para frente!”

– “Tiago disse: para trás!”

E de repente, simplesmente:

– “Para frente!”.

Ou então, interpele diretamente um jogador: “Vire a direita! “Avance um passo!”. Execute você mesmo os gestos que ordena sem precedê-los de “Tiago disse”. Ganha a criança que for mais atenta!

 

* Parte final – volta à calma (de 5 a 10 minutos)

- Telefone sem fio: os alunos serão dispostos em círculo, sentados em colchonete. A professora dirá uma frase junto ao ouvido de uma das crianças, que deverá, por sua vez, retransmitir a frase junto ao ouvido da criança ao seu lado e assim sucessivamente, até chegar na última criança da roda, que deverá dizer em voz alta a frase que lhe foi dita junto ao ouvido.

 


 

criado por elbra    14:53:35 — Arquivado em: Fundamentos da Educação Física

19 Comentários »

  1. Comentário por paula souza — 4.10.10 @ 21:59:09

    nossa!!!!perfeito esse planejamento, amei…

  2. Comentário por thiago — 18.9.11 @ 19:21:47

    foi bom plano

  3. Comentário por erika — 3.1.12 @ 16:40:29

    amei esse plano

  4. Comentário por Jennifer — 16.3.12 @ 16:58:56

    Gostei muito desse plano de aula, parabéns!

  5. Comentário por Mayanny — 20.8.12 @ 09:12:39

    interessante esse plano de aula, gostei das dinâmicas, porém eu aconselharia q o aluno que errasse fosse excluído, é melhor que pague uma prenda ou que seja atribuído alguma c]pontuação para o que acertam.

  6. Comentário por Milena Massuda — 4.9.12 @ 19:15:26

    Parabéns!
    Muito bom

  7. Comentário por Maria de Lurdes Rodrigues Mendes — 27.9.12 @ 10:35:21

    Parabéns!! gostei muito do Plano de Aula, perfeito, ajudou bastante em minhas atividades…

  8. Comentário por Rejane — 1.11.12 @ 11:23:48

    Parabéns,amei muito bom.

  9. Comentário por jose de almeida silva — 7.12.12 @ 14:36:12

    gostyei do plano bem dinamico no entanto, algumas brincadeiras termina excluindo, poderia só ficar de pé ou auxiliar o professor, revendo isso parabéns.

  10. Comentário por thayonara — 7.3.13 @ 16:20:24

    ameii o plano de estudo, achoq essa parada de tirar os alunos q perderao da brincadeira ñ é mto bom, podemos rever o jeito melhor, para q os alunos na proxima aula ñ fique sem jeito de fazer as atividades porque ele pode achar q ñ vaiconseguir fazer a atividade.

  11. Comentário por nicela auxiliadora de oliveira — 28.7.13 @ 16:48:08

    Quero agradecer por pelos conteudos, parabéns!!

  12. Comentário por Fernanda Jordão Rodrigues — 11.9.13 @ 13:36:46

    Boa Tarfe!Sou estudante de Licienciatura Plena em Ed.Fisica do quarto periodo na Unisuam.
    Porventura quero receber por email os planejamentos de aula grata
    futura professora:Fernanda

  13. Comentário por Elis Carla Guerra — 1.10.13 @ 08:29:43

    gostei da aula e quero receber mais estruturas de aula n meu email

  14. Comentário por Luzia de Almeida — 6.3.14 @ 18:20:03

    Otimo,bem redigido,se possivel gostaria do envio de outros.

  15. Comentário por erivelton — 7.3.14 @ 22:59:49

    Gostei dos planos de aula gostaria de receber planos de aulas.
    Obrigado

  16. Comentário por Claudia Dias — 12.3.14 @ 09:53:28

    Parabéns pelo excelente trabalho e por compartilhar conosco seu conhecimento! Se for possível, peço a gentileza de enviar outros planos de aula.

  17. Comentário por Amada santos — 27.3.14 @ 15:01:37

    Bom plano me ajudou, adaptarei a inclusão nos momentos em que as crianças ficam de fora.

  18. Comentário por Patrícia Hérica — 8.5.14 @ 14:24:34

    Olá, parabéns pelas publicações adorei o site e os planos de aula……até gotaria de ter acesso a outros planos se possivel………

  19. Comentário por Simão — 11.6.14 @ 00:34:17

    Parabéns!!!
    melhor que vi até agora, objetivo. Mas, bem detalhado e de fácil entendimento.

Deixe um comentário


Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://educaofisico.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.